DICAS DE ERGONOMIA


O que é Ergonomia?

A ergonomia é basicamente uma ciência que se preocupa com o bem estar e com o desempenho das pessoas nos mais variados ambientes. Frequentemente a ergonomia é relacionada aos ambientes de trabalho, visto que os empregadores têm de garantir o conforto e a manutenção da saúde de seus funcionários ao máximo.

Atualmente, sentar não é mais uma mera questão de descanso enquanto comemos, conversamos, relaxamos, é a posição que assumimos para trabalhar.

No Brasil, estima-se que o aumento das lombalgias durante o trabalho em escritórios – fenômeno muito difícil de explicar quando de um afastamento temporário para o tratamento de saúde, por não ser reconhecido pelos órgãos da Previdência como se tratando de “acidentes de trabalho” – deve-se à postura incorreta quando se fica sentado, vício provavelmente criado por cadeiras muito bonitas porém completamente inadequadas ergonomicamente às finalidades a que se destinam.

 

Dicas de Ergonomia
 
Procure pelo conforto visual. Procure deixar o monitor do computador entre 45 e 70 cm longe de você. A altura dele também deve ser regulada de forma a ficar, no máximo, na linha de visão;
 
De tempos em tempos descanse a vista e olhe para objetos ou para paisagens que estejam mais de 6 m de você;
 
Mantenha o punho neutro, ou seja, regule a altura do teclado e da mesa de forma a deixar o punho neutro;
 
Procure deixar os pés sempre bem apoiados. É fundamental que todos trabalhem com os pés no chão, no entanto, quando isto não é possível, coloque apoiadores. Os pés precisam ficar relaxados e apoiados, para melhorar a circulação sanguínea e para não prejudicar a musculatura;
 
Mantenha as costas relaxadas. A superfície de apoio deve ser grande e é recomendável que as cadeiras não tenham braços.